POP da Babá - procedimentos para a Personal Assistant de Baby Ingrid


Percebi que as mães tem uma possíbilidade enorme de fontes de informação, uma é nossa própria família, embora já vi que muita coisa da epóca em que eu era bebê já caiu de moda, outras fontes são amigos, internet e livros, considerando o médico a fonte de maior confiança. Mas, as babás não... elas podem além de não ter a experiência não fazer as coisas do "nosso jeito" carecendo de orientações. 
Não vou escrever aqui o que acho de mais relevante a pesquisar na hora de  contratar uma babá, para mim a confiança e a dicção são fatores fundamentais, a confiança pois vou confiar a vida de minha bebê a uma pessoa que a princípio é uma total estranha e tentei levantar alguns fatores que me mostrassem que nela eu poderia confiar. A dicção é porque a Personal Assitent de Baby Ingrid não pode ensina-la a falar galfo, cuié porque ninguém merece, né?
Pai com Baby Ingrid
Assim, montei esse BEABA da BABÁ que é uma Intrução de trabalho ou um Procedimento Operacional Padrão, relativo evidentemente ao padrão que estabeleci para Baby Ingrid através daquelas várias fonte e evidentemente de minha intuição. Se ele servir de base para seu, vou me alegrar muito. A idéia de dsponibiliza-lo aqui é para que ele seja útil, por isso, a grande maioria das vezes escrevo bebê no masculino, para ficar mais amplo. Segue o POP:  

 Informações Gerais
A pele do bebê é bem diferente da pele dos adultos é mais fina - cerca de metade da espessura da nossa por isso a pele da criança é muito sensível ao calor e a luz do sol e precisará ser constantemente protegida. Por isso aparecem brotoejas (entupimento das glândulas sudoríparas) principalmente no calor.

O sistema de defesa do bebê não é completo assim que nasce, por isso o bebê tem baixa imunidade e é vulnerável a doenças e infecções. Daí o cuidado na higiene das mãos, utensílios e mamadeiras e evitar ambientes com propensão a pegar viroses.

Check-list de Baby Ingrid

Verificar diariamente os seguintes itens

Pela manhã
Água da garrafa térmica para mamadas se é do dia e se a garrafa está cheia
Água da garrafa térmica para higiene se é do dia e se a garrafa está cheia
Trocar a toalha de dentro do organizador (onde ficam os bicos e mamadeiras)
Lavar os papeiros
Durante todo o dia
Limpeza das mamadeiras
Lavar roupa diariamente
Passar roupa diariamente



1.                  Higiene e Limpeza da Babá

Ao chegar a casa não se esqueça de lavar as mãos e passar álcool gel, em sequência, assim que puder, tome um banho e coloque uma farda limpa. Pois, você chegou da rua e além disso ser questão de higiene, também reduz contaminação do bebê por viroses ou bactérias. Se for apenas lavar e passar roupinhas lavar as mãos basta e toma-se um banho ao meio dia, mas caso o contrário é melhor tomar um banho na hora que chegar.

Manter as unhas curtas, pois a pele do bebê é delicada e em algum momento pode feri-lo.

Não usar pulseiras, anéis ou adereços pois esses adereços também podem ferir o bebê.

Usar o cabelo preso, pois: evita suor e ao mesmo tempo você evita de suja-lo com uma gofada quando for colocar o bebê para arrotar.

Evite perfumes fortes, use colônias suaves para não desencadear no bebê alergias respiratória.

O uniforme deve ser trocado diariamente e lavado, a sua higiene implica na higiene do bebê bem como na saúde do mesmo.



2.                  Cuidados com as roupinhas do bebê

Todos os dias devemos lavar e passar as roupinhas, para não acumular e ao mesmo tempo para a sujeira não impregnar.

Lembrar que a pele do bebê é muito sensível e toda lavagem é necessária, especialmente a primeira. Nunca se sabe o que pode desengatilhar uma alergia e os caminhos que a roupinha fez para a chegar até você, ela pode ter sido mal armazenada, caído no chão etc e mesmo assim estar aparentemente limpa!

As roupinhas de bebê devem ser lavadas separadamente das roupas do resto da família, já que os produtos utilizados não podem ser os mesmos. Contudo, vamos armazenar a água do enxague para lavar as outras roupas da casa evitando o desperdício de água e sabão.

Use o sabão líquido específico para roupas de bebê, nunca use sabão em pó, alvejantes e amaciantes. O sabão em pó pode deixar resíduos com pH alto na roupa, o que não é indicado para bebês com pele sensível. Assim, na falta do sabão líquido específico utilize sabão de cocô. Mas, não esqueça que um bom enxágue também é essencial.

Os produtos antimanchas são alcalinos o que irrita a pele do bebê, por isso deve-se apenas enxaguar bem e, se precisar usar algum produto tira-manchas, fazer um último enxágue com vinagre de vinho branco. Água sanitária nem pensar. A não ser que a roupinha seja muito bem enxaguada depois. Para evitar o uso de produtos do tipo, devemos tirar o excesso imediatamente, ou seja, se deixarmos para o dia seguinte a sujeira entrará na fibra e atingirá o tecido. Se tirar na hora, com água, dificilmente a roupa ficará manchada.

As roupinhas devem ser secas ao sol para matar as bactérias e ácaros.

As roupinhas devem ser tiradas do varal assim que secar para não acumular sujeira.

Elas devem ser passadas a ferro para também matar os microrganismos.

Ao arrumar conserve a seguinte ordem: nas primeiras gavetas colocar o CAMEBA (cama, mesa e banho do bebê). cueiro, fraldas, banho de boca e tolhas de banho Nas gavetas seguintes obedecer a numeração RN/P, M e G. Assim, o que mais utilizamos ficará a nossa mão. Pendurar apenas os vestidinhos.



3.                 A higiene dos bebês



Fazemos a limpeza mas a assepsia total não existe. É necessário prestar atenção às mudanças corporais, odores e suor. Algumas fraldas dizem aguentar 10 horas, mas devemos ignorar essa informação, a troca de fraldas deve ser toda vez que identificarmos xixi ou tumtum no máximo de 3 em 3 horas, do contrário o bebê ficará assado com sua própria ureia.



Considere os passos a seguir: abra a fralda, usando a garrafa térmica e o algodão tire o excesso da pomada de assadura, limpe a região genital da bebê sempre de cima para baixo e por último o ânus que é uma fonte de contaminação por isso deixamos por último para não contaminar as outras partes. Passe um algodão seco para tirar o excesso da umidade nos locais em que você molhou o bebê de forma a deixar seco, a umidade também é um motivo para o aparecimento das assaduras.



Caso se precise limpar o bebê fora de casa podemos usar lenços umedecidos, higiapele e algodão na falta da água quente e da garrafa térmica.



A região do pescoço é o principal alvo das gofadas por isso deve ser limpa sempre que precisar com algodão e água, depois deve ser seca e encoberta por creme de assadura.



4.                  Banho do Bebê

Um recém-nascido não pode ficar muito tempo exposto à friagem, sem roupinhas, nem antes e nem depois do banho. Também não deve ficar esperando na banheira enquanto corremos para pegar a toalha que esquecemos de separar. Por isso, devemos antes do banho deixar tudo o que vamos usar bem à mão.

Coloque todos os produtos para o banho ao seu alcance. No trocador, deixe a roupinha que o bebê irá vestir, fralda, gaze molhada para a higiene oral, algodão. O bebê deve banho e se trocar no mesmo ambiente, para evitar mudanças de temperatura.

Antes do banho é indispensável a assepsia do bebê, caso o contrário o bebê sujará a própria água. (Veja instruções no item 3).

Verifique se todos os itens estão separados e se a temperatura da água está boa antes de tirar a roupinha do bebê.

Lembre-se que o ambiente deve estar com janelas e portas fechadas para evitar correntes de ar, mesmo nos dias mais quentes.

O banho é diário, deve ser dado nos horários mais quentes do dia. Em geral, o melhor é dar o banho antes da mamada para evitar que o bebê regurgite, ou para dixa-lo mais calmo 1 hora depois da mamada de forma a ele não regurgitar.

O banho deve ser rápido, entre 15 a 20 min, com sabonete neutro, espalhe com o algodão o sabonete líquido adequado preferencialmente no umbigo, pescoço, axilas e área das fraldas, regiões onde as bactérias se proliferam mais facilmente.

A água deve estar próxima a temperatura do corpo entre 35 a 37 graus, use o termômetro da tartaruga para verificar sempre a temperatura.

Aproveite para nessa hora rodar o brinquinho de forma a não deixar que ele cole na orelhinha da bebê.

Reserve 1 jarra para a água do enxague e deixe ¼ da água no balde que transportou a água no balde para casos especiais, ex: quando no meio do banho o bebê faz tuntum e você precisará limpa-lo com outra água.

Após o banho podemos com o álcool a 70% limpar o umbigo.

Não se apavore com o choro, nos primeiros meses os bebês reagem com choro, mas chegará um dia que no horário ela vai chorar pedindo banho.



5.                  Alimentação do Bebê (Lactante)

Limpeza e esterilização são procedimentos diferentes. A limpeza se destina à remoção de resíduos, enquanto que esterilização refere-se à eliminação de bactérias e germes, para isso você deve desmontar totalmente a mamadeira e limpar cada parte separadamente. Sempre que o bebê for utilizar a mamadeira ou a chupeta deve-se fazer esterilização (ferver por cinco minutos). Não se esqueça de desligar o fogão depois do tempo desejado, pois se os utensílios ficarem fervendo por muito tempo, podem ser danificados.

Após a esterilização verifique se o bico da mamadeira está completamente resfriado antes de oferecer ao bebê.

Os utensílios do bebê devem ser guardado separadamente em um pote com tampa e vedado para não entrar insetos e germens.

As panelas normais soltam alumínio por isso tudo do bebê deve ser fervido em panelas esmaltadas separadas para ele.


Um comentário:

  1. Caramba Fabi! Muita coisa hein?! Um bb requer muito cuidado mesmo. Vc é uma mamãe muito preocupada, está certíssima. Espero um dia poder usar todas as suas dicas. Bjooo

    ResponderExcluir