I Simpósio de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável

“Se cada um mudar sua rua ao lado a gente muda o mundo” Anônimo

Atividade: Fazer o Bem Faz Bem (Valor: 7,0, sendo 1 de participação e 2,0 por Equipe)

A sala se dividirá em 4 Times e será feito um sorteio para dividir as suas atividades

Objetivo do Simpósio: Auxiliar minimante as Instituições escolhidas em sua área de atuação através da criação de um Projeto Social e atividades de arrecadação de fundos;

Objetivos secundários:

• Facultar o desenvolvimento de uma consciência social sustentável entre os discentes;

• Facultar o desenvolvimento de uma consciência social sustentável entre os parceiros envolvidos;

• Desenvolver espírito empreendedor nos docentes no que concerne a habilidade de negociação e captação de recursos.

1. A Turma deve escolher uma das instituições da lista a baixo:

1.1. Escola – Clínica Evolução que hoje está localizada Av. Jorge Amado, 500 Imbuí 41720-040 fone: (071) 3231-1502/ 3371-9203 Salvador - BA. site www.evolucao.org.br
1.2 CRECHE BÈU MACHADO, Rua do Caxundê 13, Boca do Rio, CEP 41710-730 -Salvador/Bahia. Telefone (071) 2319707, Telefax (071) 2313729, email: info@crechebeumachado.com, www.beumachado.org.br/ -
1.3. Pastoral da Criança no Imbui: Rua Jaime Sapolnick, s/nº - Imbuí - Salvador/BA Tel. (071) 3371-1205 e-mail: pnsca.imbui@uol.com.br
1.4. Associação Beneficente Metropolitana (ABM) (tel: 3462 9806), apresentar respostas sustentáveis às diversas dificuldades enfrentadas pelas comunidades carentes do Imbuí – Bolandeira (Bate Facho) e Pituaçu.
1.5. Casa da Fraternidade Noelia Rodrigues Duarte, Rua Francisco Pereira Coutinho, s/n – Jardim Pituaçu – Boca do Rio – tel: 3362-3400
1.6. Centro de Recuperação Desafio Jovem de Salvador
Endereço: Rua Mestre Emanuel, n 21, Boca do Rio. Tel: 3371-9900. Serviços: Internação, psicoterapia, palestras e atividades esportivas a dependentes químicos.



2. Atividades para os Times:

Os ingressos do evento devem ser vendidos de forma rateada por todos os membros dessa equipe, preço mínimo R$20,00 (pode fazer preço promocional apenas para alunos dessa turma). A presença no evento é obrigatória para todos os alunos da sala e haverá lista de presença. O dinheiro conseguido pelo evento será para o Projeto Social criado pela Turma.



a) Time Pré evento (5 a 7alunos - Valor: 2,0).

Planejamento e Organização do Simpósio

1. Fazer Folder com a Programação do evento que deve ter 8 horas de duração, deve ser num sábado preferencialmente. Sugere-se: wellcome coffe + abertura (coral) + apresentação das Equipes A e B das instituições beneficiadas pelo evento +2 palestras + intervalo para almoço + 2 palestras + coffe break +1 palestra+apresentação lúdica + encerramento

2. Marcar o evento entre 15/05 a 19/06 e conseguir um auditório de no mínimo 100 lugares (ver Unime/Paralela, Unime/Lauro, Infraero, Correios etc...)

3. Contatar apresentação Lúdica (ver Circo Picolino, APAE, Peça da Sedur (tema uso Racional dos Recursos Hídricos contatar Dora Abreu (dorabreu@sedur.ba.gov.br) Tel.: 3116 - 57452 FAX.: 3116-5747 e Embasa falar com Rosina 3373-7693outras instituições)

4. Contatar Palestrantes

• Edla Simas (CAIXA) Assistente Regional -CAIXA - SR Salvador, edlasimas@terra.com.br, edla.simas@caixa.gov.br, (71) 3402-8731 / (71) 3402-8700 (71) 3402-8736[FAX]

• Ruth Pucheta (Assessoria de Relações Internacionais – PMS), ruth.pucheta@salvador.ba.gov.br,

• Maísa Teixeira Oliveira Flores (SERIN) maisa@serin.ba.gov.br,

• Sônia Pereira Ribeiro (SEPLAN) sonia.pereira@seplan.ba.gov.br,

• Aline Bernardes (TENACE) aline.bernardes@tenace.com.br

• Luciana Amado (FLEM) lucianaamado@gmail.com,

• Lúcia Bugarin (EMBASA) lucia.bugarin@gmail.com,

• Instituto Baleia Jubarte - Praia do Forte, telefone: 3676.14.63, E-mail: ibj.praiadoforte@baleiajubarte.org.br

• Instituto IRIS, Tel: (71) 3350-5526 e Telfax: (71) 3350-5060 - E-mail: institutoiris@institutoiris.org.br

• Antônio Ribas ,(professor)

Outras empresas pode ser contatadas, ex: Obras Assistências Irmã Dulce, Fundação Odebrecht, SEBRAE etc...



4. Conseguir pelo menos R$ 500,00 de patrocínio para o evento (Editora Atlas: 3450-8655, Vitalmed 71 2202-8686, Embasa/ Kaka: 3372-4852, Boticário – isabelly@boticariosalvador.com.br, etc...) para o evento, disponibilizar espaço para colocação de banners e stands no dia do evento desses parceiros. Caso não se consiga patrocínio o dinheiro da inscrição do Simpósio pode ser utilizado, sendo que o evento deve dar um lucro líquido de pelo menos R$ 1200,00 para as ações do Projeto Social serem inicializadas.

5. Com o dinheiro do patrocínio: montar 100 kits para entrega no evento - os kits devem constar de Pasta e caneta com o nome do evento, folder com programação, folder com informação da instituição beneficiada e material das empresas patrocinadoras -; um Banner com o nome do evento para a entrada do auditório e pagamento do wellcome coffe / coffe break (se não forem patrocinados pela Nestle, Bauducco etc..).



b) Time do Evento (5 a 7alunos - Valor: 2,0).

Organização e Execução do Simpósio

1. Mestres de Cerimônia/ apresentação do Evento

2. Logística do wellcome coffe e do coffe break (mesa, descartáveis, pegar o lanche se não houver a entrega no local)

3. Audio visual (Power pont, data show, som...)

4. Confecção e entrega de crachás

5. Recepção do Evento e lista de presença (fazer a partir dos nomes dados na venda dos convites) e Entrega dos KIT´s

6. Arrumação de stands de parceiros e de banners

7. Esse time deve levantar no mínimo R$ 500,00, esse valor pode ser conseguido com venda de merendas (na sala, na praia ou no trabalho), rifas, pedágios, etc. O objetivo dessa equipe é incentivar o espírito solidário e o voluntariado.



c) Time Pós-Evento (5 a 7alunos - Valor: 2,0).

Controle do Simpósio

1. Criação/entrega do Certificado de participação no Evento

2. Criação/entrega do Certificado de participação como palestrante do evento

3. Entrega dos valores arrecadados e do Projeto Social para a Instituição escolhida

4. Fazer relatório a ser anexado e entregue a Professora juntamente com o Projeto Social escrito pela Equipe A contendo:

4.1 Ficha de Acompanhamento das Ações da Turma.

4.2. Prestação de contas (Receitas – Despesas)

4.3. Relatório Fotográfico com 5 a 10 fotos todas com legendas

5. Fotografar e Filmar o Evento

6. Edição e entrega do DVD com Imagens do Evento

7. Essa Equipe deve conseguir pelo menos um empresário que adote a instituição escolhida por pelo menos um ano a empresa deve mandar representante na apresentação no dia 25/05 e poderão fazer banner ou qualquer outro material de divulgação para ser exposto no dia do Simpósio. Deve-se contatar as empresas do site www.imbui.com.br/ , podendo ainda contactar empresas fora da área do entorno. As empresas que participem dessa ação ganharão o selo de Responsabilidade Social Unime, a sala pode criar o selo ou usar a figura ao lado. O selo é um reconhecimento/ certificação que daremos as empresas socialmente responsáveis.  O Acompanhamento das Ações da Turma a seguir deve vir anexo ao projeto.



d) Equipe do Projeto (5 a 7alunos - Valor: 2,0).

Criação do Projeto

1. A Equipe deve aplicar a seguinte entrevista na instituição escolhida, podendo colher outras informações com outras perguntas:

Equipe: A situação da instituição está legalizada junto a prefeitura?

Equipe: Quando foi fundada a Instituição e qual era o objetivo?

Equipe: De quem a Instituição recebe apoio? Alguma empresa privada incentiva?

Equipe: A Instituição recebe ajuda de algum órgão público? De onde vem a receita da instituição?

Equipe: A Instituição é composta por quantas pessoas?

Equipe: Qual o perfil do público atendido?

Equipe: Quais as necessidades do Público atendido pela instituição?

Equipe: Qual a estrutura da Instituição? (salas, banheiros, equipamentos...)

Equipe: Como a comunidade vê a Instituição?

Equipe: E para o futuro da Instituição, quais são os planos? Como será a captação dos recursos? Qual o volume de recursos envolvidos?

Equipe: Quais são as atividades desenvolvidas na Instituição? Quantas pessoas são envolvidas na execução dessas atividades e qual a qualificação delas (nível médio? Nível superior em que?)



2. As respostas a essas perguntas devem ajudar o Time do Projeto a Escrever a sugestão de um Projeto para essa instituição: justificar a escolha da instituição a ser assistida; as ações sugeridas no projeto, as perguntas/respostas e essas justificativas devem constar no trabalho oral e na parte escrita de sugestões/ Projeto. Nessa parte escrita de sugestões para o Projeto deve vir: um breve histórico da instituição (1 a 2 páginas) + Entrevista + Escopo do Projeto (objetivo + recursos humanos e financeiros envolvidos)+ relatório fotográfico com legenda nas fotos (pelo menos 5 fotos, no máximo 10) + Planilha de Acompanhamento das Ações + Lista de Presença do Simpósio

Com o valor levantado pelas equipes e o da contribuição dos empresários a equipe deve fazer uma sugestão/projeto sustentável para a instituição escolhida, uma cópia deve ser entregue a professora e a outra entregue a instituição.

3. A equipe deve defender o seu projeto oralmente em sala, para isso deve escolher 5 membros para fazer a apresentação oral (50 min).

4. A Equipe deverá escolher 2 pessoas (que não vão fazer a apresentação oral em sala) para apresentar a Instituição no I Simpósio de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável (tempo: 25 min)

5. No dia do Simpósio a equipe deverá trazer um representante da instituição que deverá apresentar a Instituição (50 min).

6. Essa Equipe deve conseguir pelo menos um empresário que adote a instituição escolhida por pelo menos um ano a empresa deve mandar representante na apresentação no dia 25/05 e poderão fazer banner ou qualquer outro material de divulgação para ser exposto no dia do Simpósio. Deve-se contatar as empresas do site www.imbui.com.br/ , podendo ainda contactar empresas fora da área do entorno. As empresas que participem dessa ação ganharão o selo de Responsabilidade Social Unime, a sala pode criar o selo ou usar a figura a cima. O selo é um reconhecimento/ certificação que daremos as empresas socialmente responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário