Desbravando Maceió em familia

Chegamos em Maceió depois de 9 horas de viagem quase meia noite na quinta feira da semana do Carnaval. Certamente não foi boa ideia virmos por dentro de Aracaju, mas era o caminhamos que sabíamos e por ser de noite achamos que seria mais seguro.  Ficamos no Expresso R1 na Jatiuca 90° com a Orla. (http://www.expressor1.com.br/). Vamos falar um pouquinho do Hotel, não tem pscina, lhe entregam o frigobar vazio para você encher como quiser, ou seja não tem a tal taxa da rolha que cobra um percentual por você levar comida para o quarto,  super limpo, ao lado de farmácias, padarias e restaurantes a menos de 5 min de Pajuçara e Ponta Verde e o preço em conta, mas no quarto só com intimidade. Pois, não tem parede entre o chuveiro, a pia e o quarto, o vaso fica num cubículo mínimo. O café custa R$15,00 pagos a parte mas vale a pena. O que detestei foi a garagem, o ângulo de entrada da garagem é horrível e o espaço de manobra quase que inexistente além disso tem poucas vagas e isso significa botar o carro do lado de fora do hotel.

A entrada da cidade para quem vem no litoral é feia, Maceió só é bonita na parte de Pajuçara e Ponta Verde. Mas se você me perguntar se vale a pena ir,  eu digo vale sim! Confira:

No nosso primeiro dia fomos ao município de Barra de São Miguel  que era uma das praias mais  recomendadas segundo a minha pesquisa, lá fomos a praia da Barra que é logo na chegada.

Lá ficamos na Life Beer na areia pertinho do mar, o estacionamento da barraca é de graça; a barraca também tem chuveiro; os banheiros são aromatizados, mas não sei se é sempre; para acomodar-se, o local tem a disposição mesas na própria barraca ou na areia. A praia em si oferece diversos brinquedos interessantes. Exemplo: pula-pula aquático, bolha, banana boat...
Fomos comer dentro da barraca, A comida não tem um bom tempero. Lembro que pedi uma carne de sol que parecia mais ser uma carne de sal pura. Outra situação péssima foi tentar comer abanar as moscas que eram de vários tipos e de tamanhos ironicamente variados também.

É importante está atento quantos aos vendedores, pois eles como em qualquer lugar vendem e quando não compramos eles tentam trocar por aquilo que levamos ou compramos de outros. Lembro que teve um vendedor de castanha que não gostou de ouvir um "não". Li alguns comentários dizendo que a  praia é paradisíaca, muito relativo pois no meu tipo de paraíso a praia tem que ter vegetação e lá não tem. Mas, recomendo muito este passeio o mar é calmo e tranquilo para crianças. O mar é calmo, com águas mornas e soube que há o passeio pras piscinas naturais.

Jantamos no Parmegiano em frente a feirinha de Pajuçara, preço justo, ar condicionado e um excelente atendimento. Cardápio variado.

Nosso segundo dia foi no Ecopark Aquático : Via Expressa - Av. Menino Marcelo, 1282 - Serraria, Maceió – AL, (82) 2123-5050. R$ 30,00, criança de menos de 1 metro não paga. Sábados, Domingos e Feriados das 9:00 às 17:00. O parque é grande mas em situação precária, há brinquedos que para você descer e necessário uma bóia, que você paga mais 10,00 pra alugar por uma hora ou 25,00 pelo resto do dia, não vi almoço só petiscos e os preços são razoáveis. Minha filha de 3 anos amou, mas talvez se fossemos a piscina da minha casa ela gostasse do mesmo jeito kkk.

Jantamos na Super Pizza, em frente a praia, dois ambientes um externo e outro refrigerado. Não provamos a Pizza e sim o sanduba Ipioca super gostoso de lombinho e pão de batata. O problema é que apesar de ser fastfood o milkshake chegou depois de comermos o sanduíche. Indico para quem tem criança pois tem um parquinho com brinquedão e cama elástica. Além disso o banheiro também serve de fraldário.

Tivemos que dar um stop no Sol e dedicamos ao terceiro dia às compras. Pela manhã fomo no Pontal da Barra onde se encontram as Rendeiras (um lugar onde as mulheres fazem, da sala de suas casas, lojas para vender o que produzem – e tem coisas ótimas!) e também no tradicional Pavilhão do Artesanato, na orla de Pajuçara.

Praia do Francês: É lindíssima e muito gostosa pra curtir. Realmente fica cheia, mas dá pra ficar tranquilamente na parte da manhã.

Realmente é no centro que há a maior aglomeração de alugueis de caiaque, pranchas para stand up etc. Muitos ambulantes, mas a gente a proveita e faz uma limonada com os limões, né? Consumi da barraca só batatinha e refri e dos ambulantes açai, pastel e churros. Deixamos para almoçar num restaurante.
A praia é mais bonita do que a praia da Barra em Barra de São Miguel, a cor do mar é única e os coqueiros deixam o lugar mais bonito.
A super dica é: quer sentar na areia? Se quer chegue até 9hs, porque a faixa de areia é estreita e se chegar 11hs só vai achar lugar nas barracas... outra coisa, sentando na areia procure saber se está enchendo ou vazando, porque se estiver enchendo de uma hora para outra a maré vai invadir e puxar tudo! Por isso sugiro sentar sempre do meio para trás e pedir apenas água e refri nas barracas e deixar para almoçar mais tarde na D Madalena preço bom e comida deliciosa.

Seguimos as dicas do Trip Advisor de comer apenas petiscos e almoçar na Madalena. VALEU A PENA. Mas, o local é pequena e esperamos uns 40mim por uma mesa. A iluminação é fraca vários maruins/muruins (varia a pronuncia no nordeste) me morderam... Pedi o prato do dia "frango, salada e batatinha" para minha filha e eu e meu marido comemos o que eles chamam de moqueca de camarão e nós de ensopado por não levar dendê. O local é rústico, um pouco quente e sem estacionamento, todavia o atendimento e a comida compensam. O preço é em conta, tudo com o refrigerante e os 10% não deu R$100,00.

Praia do Gunga: Tem que ir, ficar um dia inteiro, fazer o passeio de buggy até as falésias.  Não fizemos passeios, pois com criança pequena é complicado. Há uma diferença boa de preço entre almoçar no mirante do gunga e almoçar na praia mas não sei se compensa ficar periscando e almoçar lá em cima pois terminamos o passeio as 16hs. Você vai no mesmo sentido da Praia do Francês e segue mas a diante fica um pouquinho depois da Barra de São Miguel, o mar não é tão agitado mas não tem as rochas do Francês e de São Miguel, então para crianças pequenas não é tão boa.
O mar não é tão belo quanto no francês, mas ali vi a natureza em toda a sua exuberância a visita ao mirante custa R$2,00 e realmente vale a pena. Fiquei na Barraca Gunga Top, a comida é pouca e o preço é o mesmo do Francês e da Barra de São Miguel, essa barraca conta com um fraldário e uma pia para banhar bebês o que para as mães faz diferença. Peça a comida com antecedência, fui pedir na hora aí o prato que eu queria já tinha acabado.

Ficou para a próxima:
Pajuçara: As piscinas naturais de Pajuçara, a alguns quilômetros da costa, são o destino natural mais conhecido do bairro, depois da praia. O trajeto até as piscinas dura cerca de 20 minutos. É recomendável ao turista verificar a tábua das marés, pois o acesso às piscinas deve ser feito preferencialmente na maré-baixa. Possui vasta opção de gastronomia e lazer. Além de, ao litoral, ser considerada uma parte onde se localizam de moradores de classe média alta e, muitas vezes, de outras partes do mundo.