As Bolhas nos Pés (blister ou ampolhas)

- ESSE POST É DEDICADO A MEU COLEGA DE TRABALHO PEDRO CUJOS COMENTÁRIOS QUANTO AO CONTEÚDO DO MEU BLOG ME FIZERAM (RE)PENSAR O SENTIDO DA EXISTÊNCIA DO MESMO -
Bolhas/ Blister/ Ampolhas
Cara! Minha pele é fina e frágil, por isso quase sempre nas minhas viagens fico com bolhas nos pés. E bolhas podem tornar qualquer viagem em uma tortura infernal, alguns até perdem passeios pois têm que ficar no hotel de resguardo.

No ano passado quando fui para o Oriente Médio me cerquei de vários cuidados e sai sã e salva, ou seja, sem nenhuma bolhinha. Neste post falarei desse importante assunto tanto para quem deseja começar uma atividade física quanto para quem vai enfrentar uma viagem mais longa.
A pergunta que não quer calar: por que as bolhas se formam? Bem, porque o suor amolece a pele e a deixa mais sensível ao atrito, desajuste das meias, causando uma fricção irregular com a pele (ex: sapato apertado e costuras de meias e sapatos), e mesmo um desajuste mínimo vai tomando maiores proporções com o caminhar contínuo e a bolha torna-se inevitável. Por isso nada de levar nas viagens sapatos ou chinelos novos que nunca foram testados.
Quando uma bolha acaba de ser curada já provocou uma outra, pois fugindo da dor, você começou a colocar mais peso no outro pé e apareceu uma zona sensível e dolorosa, kkk (a Lei de Murphy) bolhas são a marca registrada de quem anda.Super Dicas da Bibica:
1 - Lave o pé e depois seque-o bem (eu sei q isso vc já sabe....);
2 - Use uma paumilha gel para amortecer o impacto (dica do Jener);
3 - Coloque duas meias para o atrito ocorrer entre elas e diminuir o atrito da emia com o pé. Ahhh... a meia pode ser aquelas soquetes de textura igual a de meia-calça (isso eu fiz!).
4 - Passe vaselina, "vick vaporub" e/ou talco  ou álcool gel entre os dedos. Pois, esses produtos diminuem o atrito da meia contra a pele e entre os dedos, revelando-se um fantástico e escorregadio preventivo contra as bolhas. (Eu usei o talco e o álcool gel e funcionou).
5 - Nunca corte a bolha assim que ela aparece. Muitos usam o canivete ou a tesoura e simplesmente furam, cortam e eliminam a pele branca que continha o líquido. Acontece que a pele que estava por baixo daquela proteção não está pronta para ser exposta, pois a epiderme não se formou ainda, e isso pode ficar complicado, uma vez que é exatamente essa região que vai continuar sofrendo o atrito das fibras da meia.
6 - Pegue a água oxigenada e limpe o local usando algodão, depois, desinfete uma agulha e faça um ou dois pequenos furos na bolha para que o líquido do seu interior saia até que ela fique completamente vazia. Furar a bolha significa atravessar com a agulha somente a pele. Nunca, mas nunca mesmo, corte ou arranque a pele que serve como proteção para a zona lesionada, conforme acima foi dito.
7 - Depois de fura-la coloque sobre a bolha, já sem líquido, um composto denominado Compeed. Trata-se de um protetor bastante eficiente conhecido pelos peregrinos como "pele artificial", que ira aliviar a dor e acelerar o processo de cicatrização da bolha. Caso não encontre o Compeed passe algum tipo de pomada cicatrizante e procure deixar o local coberto com um Band-Aid ou dois - dependendo do tamanho do Band-Aid.
ATENÇÃO ... PERIGO !!! Bolhas vermelhas com sangue... Médico, perigo de infeção. Bolhas com pus, não são normais... Médico, perigo de infeção.

Um comentário:

  1. Saudades Fabi!! Muito interessante seu post. Bibica tb é utilidade pública...rsrs
    Bjosss

    ResponderExcluir