Como arrumar a Mala ou No caso de Perder a Mala

Quem já passou por essa situação sabe: é muito, muito, muito chato! Eu já tinha feito metade do meu roteiro e indo de Irsael para o Egito fiz uma escala na Turquia com troca de avião... e aí? A Turkish Airlines perdeu a minha mala!
Como arrumar a mala:
 Mala de mão
Coloque nela aqueles  itens fundamentais para a sua estada no destino, muito importantes para você, frágeis ou valiosos (como eletrônicos).  O que aconteceu comigo? Bem, o celular e a máquina fotográfica estavam na bolsa... mas alguns itens importantes estavam dentro da mala que eu depachei. Ex: remédios (para o meu azar meu senso de arrumação me dizia que tinham que estar perto dos cremes, shampoos e por isso fiquei 5 dias sem o remédio da tireoide), carregador de bateria da máquina e do celular, adaptadores de tomada, prancha de cabelo (todas sabemos que é fundamental). Eu na minha imensurável sapiência dividi a mala em "roupa limpa" e "roupa suja" e pela  Lei de Murphy (Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará) eu perdi a mala que foi despachada com a roupa limpa! Eu tinha apenas uma sacola com peças intimas limpas na mala de mão (thank you, God!). Vele a pena ter na mala de mão pelo menos roupa para dois dias para o caso de incidentes. Sempre que seu avião for fazer escala ou conexões, mesmo que para uma estada curta, vale a pena vc levar a mala de mão se não a Lei de Murphy lhe pega.
Mala Despachada
Sugiro você comprar saquinhos tipo Ziploc gigante, eles são vendidos nas revistas da Avon e na Le Bescuit, na Multi Coisas, eles servem não apenas para organizar sua mala mas também evita contrangimento. Minha mala foi revirada na saída de Irsael. Esses sacos tiram o ar, melhoram o aproveitamento do espaço da mala e evitam que você pague micos com peças de roupa suja etc... Coloque nessa mala os líquidos e qualquer tipo de alimento que tenha comprado para a viagem.
Super Dicas:
1 -  Prenda na sua mala fitas ou compre uma mala com cores extravagentes... qualquer coisa serve para chamar a atenção e ajudar na descrição no caso de perda. Além disso, evita que alguém se engane e pegue sua mala por acaso na esteira.
2 - Seu celular tira foto? Então tire foto das suas malas na hora de embarca-las... isso pode ajudar até num processo juducial. Eu sei, eu sei... exagerada, eu sou mesma exagerada... mas vale a pena.
3 - Se o destino for internacional coloque várias etiquetas com seus dados em Inglês. Várias? sim várias, quando chegei no Brasil reparei que perdi uma das minhas etiquetas. É que elas se prendem nos carrinhos, nas esteiras... previna-se, coloque mais de uma etiqueta. Você pode comprar as etiquetas na Le Postiche, Multi Coisas ou em outras lojas que vendem acssessórios para viagens.
4 -  Não teve jeito, chegou no aeroporto e a bagagem sumiu, e agora?
Não saia do aeroporto em hipótese alguma, procure a companhia aérea que você viajou e solicite a emissão do RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) no Brasil ou a Property Irregularity Report (PRI) no exterior.  Pois, se você sair do aeroporto ou demorar para solicitar esse procedimento a companhia aérea vai negar a emissão do RIB ou a PRI. Se você fez seguro é hora de ligar para a empresa. Detalhe pelo menos o seguro que eu fiz só cobria reembolso no caso de perda, pelos 5 dias que fiquei sem bagagem não tive nenhuma compensação financeira nem pela companhia áerea nem pelo seguro.
5 - Eu não fiz isso mas, refletindo hoje, penso que poderia ter conseguido negociar no aeroporto com a companhia áerea pelo menos um "kit sobrevivência". Pois, logo que cheguei no hotel tive que comprar shampoo, detalhe: NÃO ACHEI CREME DE CABELO!, desodorante, escova de dente, escova de cabelo etc... Acho que como a maioria dessas coisas é liquido e deve ir na mala despachada a empresa áerea tem que arcar.
6 - Guarde na mala de mão as notas fiscais de TUDO o que você comprou, pois pode precisar entrar com ação judicial e ter que fazer prova do que tinha na mala.
7 - É bom levar alcool gel pois vc vai suar muito se for verão Europeu ou Países Arabes, sem falar que desinfecta e vc vai por a mão em muita coisa antiga. Vale também levar lencinhos umidecidos, depois de mais de 10 horas de viagem de avião vc vai me agradecer por essa dica, além de poder usar durante as excursões...
8 -  Leve um cartão de memósia de no minimo 2GB para a viagem...
9 - Use cadeados, eu pelo menos odeio usar aquelas senhas que nunca lembro depois...
10 - Evite mala grande e pesada, ela pode se abrir/partir no manuseio e sua roupa ficar espalhada. Mico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário