EGITO COM CRUZEIRO 4 DIAS NO NILO E COM ALEXANDRIA

O que falar do Egito? é um país em que os ricos são muito ricos e os pobres muito pobres, isso num nível bem pior do que no Brasil, o presidente Hosni Mubarak é eleito, democraticamente (?) há anos a fio, uma verdadeira ditadura disfarçada... Não há telefones públicos, a televisão só passa programas de TV de algum país da liga Arabe e a internet é totalmente filtrada. O Egito está dentro de uma bolha!!! Um país que antes era sensual com sua dança do ventre e Ceopatra, deuses com corpos bem definidos, hoje se veste de bruca, lenços, roupas lragas... ora, a burca foi introduzida na metade do século passado juntamente com o dinheiro mandado pela Síria e Líbano, é uma vestimenta que não está descrita no Corão. O Corão como a própria Biblía pede apenas recato... os primeiros 15 minutos de um estrangeiro é chocante. Em umas duas horas você se acostuma.
Falar de câmbio, um dolar equivale a 5 Libras Egípicia; um real equivale a 3 Libras Egípicias. O preço que eles pedem você consegue por uns 60% a menos, é a média. Mas, isso no início é legal, mas depois se torna extremamente desgatante, pois você fica com a impressão que sempre foi enganado e não atingiu os preços justos. Comprei muita coisa sem barganhar, vi os preços dentro do navio que são fixos e paguei um pouco mais mesmo, a necessidade das pessoas me sensibilizou muito. Vou ainda escrever dois post: um sobre a mala e outro sobre desinformação, pobreza e circuncisão, ok?
Não esquecer de levar adaptador com dois pinos redondos para recarregar a filmadora, câmera etc

10º Dia de Viagem: Quarta 28/JULHO/2010 - CAIRO

Já tava meio tristinha pois minha mala ainda estava sumida, foi um dia que tive que sorrir nas fotos, mas estava a mais de 24 horas sem dormir e muito triste pela mala e meus medicamentos, principlamente o da tireoide. Fiz uma visita de dia inteiro: as famosas pirâmides de Keops, Kefren e Micerinos. Como descrever? Opulência, magnitude, maravilha... agora entendo Napoleão quando disse “Do alto destas pirâmides, 40 séculos vos contemplam.” Representantes das sete maravilhas do mundo antigo, resistindo ao tempo e às intempéries da natureza, encontrando-se em relativo bom estado de conservação. O túmulo os egípcios antigos era o seu castelo da eternidade e deveria durar para sempre. Eles acreditavam que a sobrevivênvia após a morte dependia em primeiro lugar da preservação do corpo físico e o formato triangular ou de uma pirâmede ou o próprio formato natural de uma montanha é sagrado para eles.

A Esfinge de Guiza está ao lado das Pirâmides é um monumento gigantésco e único no mundo inteiro, esculpida em sólida rocha monólita com sorriso simples e enigmático, tem 57 m. de comprimento e 20 m. de altura. A esfinge tem corpo em forma de leão e cabeça humana, indicando as qualidades da força animal junto à sabidoria humana, a coragem e a força do leão que segundo a mitologia egípcia antiga indica a proteção, por isso a Esfinge era considerada o guardião da necrópole.

Após o almoço chinfrim incluso fizemos  uma visita ao instituto do papiro, é importante entender o método como é feito para evitar comprar falsificações baratas feitas de casca de bananas e segundo dizem com produtos canceriginos, logicamente o cãncer dá em quem produz e não em quem compra, mas como fica a sua consciência?.  Conhecemos a Cidadela de Saladino e a Mesquita de Alabastro, lembrar que é um templo é necessário se vestir com recato. Lá o guia saladino nos explicou os cinco pilares do Islã: (1) Professar e aceitar o credo que "Não há outro Deus para além de Allah e Muhammad é o seu mensageiro"; (2) Orar cinco vezes ao longo do dia; (3) Pagar o dízimo uma vez por ano de tudo o que ganhou nesse período; (4) Observar as obrigações do Ramadã; (5) Se tiver condições financeiras e saúde fazer a peregrinação a Meca.
Fiz a visita do Museu Egípcio com a sua arte milenária é onde se guarda o tesouro do Túmulo de TutanKhamon, a entrada é 5,00 USD (no meu caso isso já estava incluso), da para ver o tesouro de Tutanknamun, e centenas de urnas, armas etc, para entrar na sala das múmias, tem que pagar mais 10,00 USD, mas vale a pena. Lá não pode tirar foto e adivinha? deixei a máquina com o motorista e foi assim que acabei esquecendo a máquina, agora sem mala e sem máquina...

11º Dia de Viagem: - Quinta 29/JULHO/2010 CAIRO - LUXOR

Logo que entramos no barco o guia avisa "Hay que pagar propina não inclusa", prepare-se para pagar U$ 25,00 por pessoa para a tripulação do barco, no final costuma-se a pagar também um valor para o guia...
A Luxor moderna cresceu a partir das ruínas de Tebas, antiga capital do Império Novo (1550-1069 a.C.) e situa-se a 670 km ao sul do Cairo. Na margem Oriental encontra-se: o Templo de Karnak e o Templo de Luxor, e na margem Ocidental encontram-se: o Templo de Horus, o Vale dos Reis e o Vale das Rainhas e o Templo mortuário da Raínha Hatshepshut . Nesse dia pela manhã fomos a  Karnak, designa o templo principal destinado ao Deus Amon-Ra, possui uma floresta de 134 colossais colunas em forma de enormes papiros.
A tarde fomos no  Templo de Luxor, iniciado na época de Amenhotep III e aumentado mais tarde por Ramsés II, só foi acabado no período muçulmano.

 É o único monumento do mundo que contém em si mesmo documentos das épocas faraónica, greco-romana, copta e islâmica, com nichos e frescos coptas e até uma Mesquita (Abu al-Haggag). Este templo era dedicado ao Deus Amon, mas não só, era também dedicado às divindades Mut (esposa de Amon) e Khonsu.

12º Dia de Viagem: Sexta 30/JULHO/2010 LUXOR - EDFU
Chegamos a Edfu e visitamos do Templo de Horus (Deus representado por um falção), foi no passado coberto parcialmente pelo limo durante as inundações periódicas do Nilo. Uma vez finalizados os trabalhos de resgate e restauração, encontramo-nos com um dos templos mais belos da época ptolomeica num estado de conservação excepcional. Na minha opinião é um dos mais belos e mais bem conservados, fica na parte sul de Luxor e do Vale dos Reis, construído por Ptolomeu III e Ptolomeu IV, por volta de 100 a.C, em suas paredes estão representadas as lutas do deus Hórus com seus inimigos, caracterizados de crocodilos e hipopótamos.
Na mitologia egípicia  Hórus era filho de Osíris e Ísis e sobrinho de Seth. Osíris foi assassinado por Seth e revivido para tornar-se um poder no além. Hórus vingou o feito terrível de Seth, tomou o trono e, na qualidade de novo faraó, assumiu o papel de Hórus. A lenda trata de uma luta entre Hórus e Seth, e esta, sem dúvida, representava um conflito entre dois cultos hostis, confronto considerado necessário para manter o equilíbrio de forças no universo.  Como o sol, Hórus era herdeiro do reino terrestre do seu pai. Hórus acabou vencendo o conflito e foi triunfalmente proclamado o rei eterno e universal da terra. De acordo com as representações encontradas no templo de Edfu, Hórus conquistou o mundo para Ra vencendo Seth. Ra era basicamente o deus dos vivos, enquanto que Osíris era essencialmente o deus dos mortos. O faraó vivo era considerado a encarnação do grande deus Hórus que, ao morrer, se tornava Osíris e ao suceder o faraó, o filho passava a ser o novo Hórus...
Detalhe nesse dia fiquei sabendo que minha mala já tinha sido encontrada e levada para o Hotel...


13º Dia de Viagem: Sábado 31/JULHO/2010 EDFU - KOM OMBO
Tumulo de Tutankamon
Pela manhã visitamos o Vale dos Reis, não pode levar máquina nem tirar fotos internamente, consegui algumas poucas de celular. Esse é sem dúvida o dia mais cansativo do cruzeiro, desce e sobe muitas escadas, o odor dos túmulos é terrível, contudo vemos as cores dos desenhos e podemos fazer uma imagem mental de como tudo era originalmente.
Fomos de trenzinho
Esse vale foi a  principal necrópole real com 62 túmulos dos faraós desse período e também os túmulos dos faraós Tutankamon, Ramsés IX, Seti I, Ramsés VI e o de Horemheb. Apesar de não terem sido encontrados tesouros, foram no entanto recuperados do entulho milhares de artefatos.

O Vale das Rainhas, onde se destacam os túmulos do Príncipe Amenkhepchef, da Raínha Ti e o da Raínha Nefertari, esposa do Faraó Ramses II. Este último,no entanto está com a entrada está atualmente vedada ao público para conservação dos hieróglifos, recentemente restaurados. Uma pena, pois dizem que dispõe de alguns dos mais bem conservados e coloridos hieróglifos egípcios... sinceramente para mim foi um mico.... o Vale das rainhas não tem a opulência do Vale dos Reis o que vimos está mal conservado e fede muito, uma bufa de mais de 4000 anos, eca...

Ainda fomos ao Templo mortuário da Raínha Hatshepshut que governou como um autêntico faraó sendo assim considerada a 1ª mulher chefe do Governo na História. O templo possui um estilo arquitectônico único, projetado e construído por Senenmut, amante e arquiteto dela.  Este templo constitui uma visão impressionante, tendo sido talhado parcialmente na rocha, e a visão do mesmo funde-se na grandeza da encosta calcária que lhe serve de apoio.

Amenhotep III
Próximo ao templo principal situam-se as ruínas do Templo de Montuhotep II, Faraó da 11ª Dinastia que unificou o Egito, e o Templo de Tutmósis III, sucessor da Rainha Hatshepsut.




 Visitamos pela tarde do Templo de Kom Ombo, único templo dedicado a dois deuses, Sobek e Hóros (veja as portas duplas na foto a esquerda), em onde se encontra um Nilométro (antigo sistema de medição do nível do rio Nilo, foto a direita).

Foi construído há mais de dois mil anos durante a dinastia ptolemaica, na cidade de Kom Ombo. O deus crocodilo Sobek representa a fertilidade e a criação do mundo e o outro  deus falcão Horus ele é considerado o mais importante de todos os deuses, aquele que guia as almas até o Dwat ( Reino dos Mortos ). Ao longo do tempo, o templo sofreu a ação das inundações do rio Nilo, de terremotos e da retirada de pedras e objetos arquitetônicos promovida por outros construtores para a execução de novos projetos.

14º Dia de Viagem: Domingo 1/AGOSTO/2010 KOM OMBO - ASWAN
Fomos a  represa de Aswan, uma das maiores do mundo, criando o lago Nasser com uma longitude a mais de 500 km.
Represa de Aswan

Chegamos a Aswan, e visitamos da cidade com o Templo de Isis (Philae) que se encontra numa ilha ascendendo à mesma numa lancha. O nome Philae em egípcio antigo, 'Philae' significa 'o fim', e definia a fronteira sul do Egito. Sua imponência é irradiada por grandiosas rochas graníticas, a ilha foi domínio da deusa Ísis.
Ísis, sem sombra de dúvida, a Deusa mais popular e conhecida do Panteão Egípcio e acredita-se ter sido a Deusa mais cultuada entre os egípcios como modelo da mãe e da esposa ideais, protetora da natureza e da magia. Era a amiga dos escravos, pescadores, artesãos, oprimidos, assim como a que escutava as preces dos opulentos, das donzelas, aristocratas e governantes - é a deusa da maternidade e da fertilidade.  Seu culto, assim como o de outros Deuses egípcios, expandiu-se pela Europa através de navegantes e comerciantes.


Pela tarde passeio em "feluca", típico barcos de vela veja o que encontrei no caminho ... Um passeio de escola, meninos na frente meninas a tras, todas cobertas.



Nesse dia fiquei toda dolorida, pois depois do passeio de barco fomos andar de camelo, veja a prova ao lado.




Bazar Khan o Khal Ili
15º Segunda 2/AGOSTO/2010 ASWAN - CAIRO

Volta para o Cairo, a cidade foi fundada faz mil anos pelos fatimitas (ao Muzz Ledin O Lah O Fatimi) e é considerada a cidade maior de África, a mas caótica e a mais simpática. Visitamos o Cairo Antigo e Bairro Kopta. Esta região foi considerada um dos locais e paradas mais importantes onde esteve a SAGRADA FAMÍLIA durante sua viagem por terras do Egito. A Igreja de São Sergio (Abu Sirga), não se pode tirar fotos, sua origem remonta o século IV, no local está a Caverna na qual refugiou-se a Sagrada Família. Fomos ao Bazar Khan o Khal IIi.



Pela noite fui ao espetáculo de luz e som nas Pirâmides de Giza a foto tá aí embaixo, não consigo colocar aqui... perdona, pero es o que hay....


16º Terça 3/AGOSTO/2010 CAIRO - ALEXANDRIA - CAIRO

 Saída a primeira hora da manhã para a costa Mediterrânea, pelo vale de Wadi Natrum para a lendária cidade de Alexandria, que foi fundada por Alexandro Magno a seu passo por Egito em sua tentativa de conquistar o mundo. Foi conhecida por sua grande biblioteca, a maior do mundo e também por uma das sete maravilhas do mundo antigo, seu farol, situado na ilha de Pharos.

Visita da cidade lá poderemos desfrutar da Biblioteca de Alexandria, a nova Biblioteca, promovida pela Unesco, foi inaugurada em 2003. Veremos o Pilar o Pompeyo, com seus mais de 25 metros de altura e construído entre os monumentos do Sarapium no ano 297 d.C. em honra ao Emperado Diocleciano.

Catacumbas

Continuação às Catacumbas de Kom O Shokafa, o cemitério romano maior da cidade, cuja construção se remonta a princípios do s II d.C. e é uma mistura entre a arte faraônica e romana.


Anfiteatro Romano
Ao lado o anfiteatro romano, um dos mais recentes descobertas em Alexandria e finalizamos com uma visita ao Palácio de Montazah, residência de verão da família real. Construído em estilo turco-florentino pelo jedive Abbas II, o palácio se utilizou como hospital pela Cruz Vermelha durante a Primeira Guerra Mundial.

Praia - Alexandria (todos com roupa)

17º Quarta 4/AGOSTO/2010 CAIRO
Que tal um pouquinho de piscina? Quer conhecer meu faraó? Já sabe no dia seguinte voltei (Cairo/São Paulo/ Salvador).



Eu e Mahmoud

Nenhum comentário:

Postar um comentário