Rodin, Homem e Gênio

Graças a comemoração do ano da França no Brasil recebemos fora do eixo Rio-São Paulo, no nosso Palacete das Artes de Salvador a amostra: Auguste Rodin, Homem e Gênio conta com 64 esculturas do artista, que saem pela primeira vez do Museu Rodin, de Paris. Obras como O Pensador, O Beijo e outras da série A Porta do Inferno estarão na exposição.  O Mágico nisso tudo é que o artista já fez as peças recortadas como um quebra -cabeça de peças gigantes e que facilitam o seu transporte.
Fiquei um tiquinho assim, chateada, pois na França pela janela do buzu vi as estátuas no jardim (é de gesso mas são laqueadas/impermeabilizadas) e podem ser fotografadas. Aqui só as expostas no jardim e em bronze podiam ser fotografadas... aí, aí...
Me chamou a atenção o fato dele ter sido adimirador de Michelangelo... porém, foi cauteloso retirando as partes genitais nos nus masculinos (?) por que? Michelangelo, que era uma biba, não fez isso, muito pelo contrário foi detalhista em todas as suas obras e Rodin tem algumas que parecem faltar uma partes ex: braços, cabeças, genitais...)
São 3 anos aqui, mas 6 meses já passaram, por tanto é bom se agendar: Auguste Rodin, Homem e Gênio,
Endereço: Palacete das Artes Rodin Bahia - r. da Graça, 284. (71) 3117-6910, Data: ter. a dom., das 10h às 18h, Preço: Grátis

Um comentário:

  1. Fabiana,

    Tudo ok? A sua descrição das lojas de Ciudad Del Leste, foi um replay nas duas viagens que fiz a esta Cidade. Claro, hoje muito mais civilizada e provavelmente muito mais urbanizada (eu fui em 1987 e 1988), mas fiz compras na Petisqueira na Monalisa. Gostei muito da seu relato.
    Apareça!
    Um beijo
    Nei (UCE) ramal 7045

    ResponderExcluir